quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MARANHÃO / EDUCAÇÃO

Seduc apresenta dados da educação do Maranhão

Supervisores, superintendentes e técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) estão realizando, até esta quarta-feira (2), no auditório da Secretaria, no Monte Castelo, a apresentação de dados estatísticos referentes às políticas estaduais de educação e aos programas e projetos desenvolvidos no Maranhão, para representantes do Ministério da Educação (MEC) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Estão sendo apresentadas também
ações referentes ao regime de colaboração estado/município, estrutura organizacional e gerenciamento, utilização de tecnologias da informação na prática pedagógica e na gestão educacional, instalações escolares e equipamento imobiliário, além de disponibilidade orçamentária e utilização de recursos.
A
ação faz parte da elaboração do diagnóstico geral da Educação no Maranhão, que será desenvolvido por meio de uma parceria de cooperação técnica educacional entre o Governo do Estado, MEC e PNUD.
Nesta terça-feira (1º), a secretária de Estado de Educação, Olga Simão e o coordenador geral do Programa de Colaboração MEC/PNUD com Escolas e Municípios, Laudo Bernardes, acompanharam, a exposição de dados referentes ao regime de colaboração estado/município e a utilização de tecnologias da informação na prática e gestão educacional.
Para a
analista do PNUD, Maria Tereza Amaral, esta etapa é importante, pois é com a apresentação de dados que os problemas e as dificuldades começarão a ser detectados. "Este é um processo de construção coletiva para termos uma idéia dos principais problemas, as demandas da Secretaria e o que pode ser feito para melhorar a gestão e o pedagógico da secretaria", disse a analista.
Após a emissão dos relatórios, que serão respaldados por documentos comprobatórios e dados estatísticos, os consultores do MEC/PNUD elaborarão um diagnóstico geral, concomitantemente a uma proposta de trabalho e um cronograma de execução que deverão ser validados pela secretária Olga Simão para início das intervenções no sistema educacional do Maranhão.