sábado, 30 de abril de 2011

Maranhão / Educação

Estudantes do programa Alfa e Beto lançam livro

Estudantes do município de Cajari lançaram o livro "Cajari Terra de Cantos e Encantos", que narra a história da cidade, distante 200 km de São Luís. O trabalho é resultado do programa Alfa Beto, resultado da parceria entre o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Educação (Seduc), e a prefeitura.
No município de Cachoeira Grande os alunos realizaram exposição sobre os trabalhos de leitura e escrita, desenvolvidos pelo programa na região. Durante a apresentação, crianças de 6 anos, que participam do Alfa e Beto de Alfabetização, recontaram histórias e realizaram encenação de peças.
O programa Alfa e Beto é uma atividade da Seduc, colocada em prática por intermédio da Secretaria de Projetos Especiais (SAPE), em 59 municípios. O programa envolve ações voltadas para alfabetizar crianças de até seis anos. Em 2010, beneficiou 23.425 alunos em 1.115 turmas, por meio de suas atividades pedagógicas de leitura e de escrita.
Para a realização do programa nos municípios, a Seduc realiza periodicamente a capacitação de coordenadores e professores, além de distribuir material didático e monitorar a execução do Programa.